Carga horária de trabalho operador de empilhadeira

A Carga horária de trabalho operador de empilhadeira é um dos fatores que deve ser levado em consideração para que deseja realizar esse tipo de capacitação profissional para atuar nas empresas brasileiras desempenhando a função de operação de empilhadeiras.

O curso pode ser realizado tanto por profissionais da área, quanto por quem ainda não trabalha no segmento, mas possui esse interesse.

A Carga horária de trabalho operador de empilhadeira depende se o aluno tem ou não experiência pregressa na função, ou se é iniciante, bem como se está ou não realizando o curso como uma reciclagem profissional ou como uma oportunidade de expandir o horizonte de seu campo de atuação.

Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre a Carga horária de trabalho operador de empilhadeira. Confira.

 

O curso

 

O curso de operador de empilhadeira tem o objetivo de formar e capacitar profissionais para atuarem na função de operação de empilhadeiras, dentro das disposições de segurança que podem ser encontradas na legislação a respeito.

O curso em si, não possui uma data de validade pré determinada, entretanto o cartão necessário para atuação profissional possui validade.

O curso de operador de empilhadeira, onde o aluno vai aprender em detalhes a operação da máquina, as normas de segurança envolvidas e a Carga horária de trabalho operador de empilhadeira pode ser realizado https://operadordeempilhadeira.com.br/treinamento-para-operador-de-empilhadeira/

https://youtu.be/p0u1OtoJ0w0.

 

Sobre a habilitação

 

No texto da legislação que regula a atuação profissional e a Carga horária de trabalho operador de empilhadeira define também a necessidade de habilitação ´para desempenhar essa função de forma profissional.

No item 11.1.6 da NR – 11 está determinado que quem deseja atuar de forma profissional na operação de equipamentos de transporte motorizado, precisam ser habilitados.

Além disso, só poderão operar a máquina se, durante sua Carga horária de trabalho operador de empilhadeira estiverem portando um cartão de identificação, onde constem seu nome e sua fotografia, em lugar visível.

A NR-11 do Ministério do Trabalho e Emprego, pode ser conferida na íntegra através do link a seguir http://trabalho.gov.br/seguranca-e-saude-no-trabalho/normatizacao/normas-regulamentadoras/norma-regulamentadora-n-11-transporte-movimentacao-armazenagem-e-manuseio-de-materiais

 

Sobre o cartão de identificação

 

O cartão de identificação que deve ser utilizado pelo profissional na função operação de empilhadeira durante a Carga horária de trabalho operador de empilhadeira possui validade pré-determinada pela legislação.

No item 11.1.6.1 da NR – 11 do Ministério do Trabalho e Emprego, está disposto que esse cartão de identificação possui validade de 1 ano, excetuado o caso da ocorrência de algum imprevisto.

Para proceder a revalidação do cartão, que é indispensável durante a Carga horária de trabalho operador de empilhadeira, o funcionário deverá realizar um exame médico completo, que deverá ser oferecido pelo empregador.

O modelo do cartão que deve ser utilizado durante toda a Carga horária de trabalho operador de empilhadeira não é definido pela legislação, desta forma cada empresa pode definir o seu próprio cartão de identificação.

Entretanto, no mesmo deverão conter, obrigatoriamente, pelo menos o nome e a fotografia do funcionário, de acordo com as exigências da legislação a respeito desse campo de atuação profissional, mais especificamente a NR – 11 e A NR – 31 do Ministério do Trabalho.

Como, legalmente, a validade deste cartão de identificação é de 1 ano, recomenda-se que esta data de vencimento esteja incluída no cartão.

Outro conselho que pode ser dado, é que a revalidação do cartão tenha uma data que coincida com a renovação dos exames médicos periódicos que os funcionários devem realizar, que também tem frequência anual.

A data de validade do cartão de identificação do profissional que atua como operador de empilhadeira deve ser a data de emissão do ASO.

 

Curso de reciclagem

 

Apesar de não estar disposto na legislação a data de vencimento do curso, é recomendado, que a cada ano, o operador de empilhadeira realize um curso de reciclagem para operar esse tipo de máquina.

O objetivo do curso é a capacitação de agentes que já atuam na função, de forma que eles possam continuar trabalhando como tal, obedecendo as regras dispostas na legislação e renovando seu cartão de identificação.

Além da reciclagem anual, na ocorrência de algum evento que demonstre a necessidade de atualização para o desempenho da função de operador de empilhadeira, como uma mudança na legislação acerca deste tipo de trabalho, por exemplo, um novo curso de reciclagem também é recomendado.

 

A carreira de operador de empilhadeira

 

A Carga horária de trabalho operador de empilhadeira depende da empresa onde o funcionário exerce a função, e é regulada pelo Sindicato da Categoria.

Nessa função, é possível atuar em diversos segmentos e empresas, tais como armazéns, depósitos, comércio de atacado e varejo, distribuidoras de todos os tipos de mercadorias, estoques em empresas, portos, fábricas, indústria automotiva, indústria de móveis, construção civil e empresas do segmento de logística e transporte.

Grande parte das empresas costuma contratar profissionais que acabaram de concluir uma qualificação na área, sem a necessidade de experiência, e oferecem o treinamento específico sobre o equipamento utilizado pela empresa.

O mercado para esse tipo de atuação profissional está bastante aquecido atualmente, e há diversas oportunidades para atuar na área em diversos estados do país, principalmente em regiões como São Paulo, Rio de Janeiro e no Paraná.

Os salários nessa área de atuação estão, inclusive, numa média bem acima do nível de escolaridade exigido, que é a 4ª série do Ensino Fundamental.

Os salários na área podem chegar a um patamar superior aos 3 mil reais por mês.

Agora você já sabe um pouco mais sobre a Carga horária de trabalho operador de empilhadeira e sobre a validade do curso de capacitação necessário para exercer essa função.

Se você gostou das informações deste artigo, em nosso blog você pode encontrar mais material como esse. Para saber mais detalhes sobre outros cursos profissionalizantes como a Carga horária de trabalho operador de empilhadeira, continue acompanhando o nosso blog.

Continue acompanhando as nossas publicações , em nosso site  https://operadordeempilhadeira.com.br