Operador de Empilhadeira Qual EPI correto e obrigatório

Você sabe, na prestação de serviços como Operador de Empilhadeira Qual EPI correto e obrigatório?

Como em diversas profissões que demandam algum tipo de risco na execução do trabalho, algumas especificações referentes ao Equipamento de Proteção Individual devem ser observadas na operação de empilhadeiras.

Essas especificações, que envolvem desde a condição física do operador, quanto ao uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual adequados são o que mantém tanto a proteção do funcionário quanto a eventuais acidentes, quanto a integridade do patrimônio da empresa.

Neste artigo vamos falar sobre a prestação de serviços como Operador de Empilhadeira Qual EPI correto e obrigatório para essa função. Confira.

 

Exames médicos

 

Na prestação de serviços como Operador de Empilhadeira, Qual EPI correto e obrigatório não é a única questão relacionada a Segurança do Trabalho que está envolvida.

Em primeiro lugar, devemos ressaltar que é importante que todos os profissionais dessa categoria de trabalho devem ser submetidos a uma série de exames médicos, de forma periódica, além de deverem também atender a solicitações de exames complementares sempre que isso seja preciso.

Para a admissão do Operador de Empilhadeira, Qual EPI correto e obrigatório é importante saber, mas você também deve ter em mente que o profissional vai precisar fazer os seguintes exames admissionais:

  • Exame médico com um Clínico Geral;
  • Eletroencefalograma;
  • Audiometria;
  • Exame oftalmológico;
  • Exame psicológico

Além disso para prestar serviços como Operador de Empilhadeira, Qual EPI correto e obrigatório é relevante saber, mas deve-se saber também que, a cada ano, o profissional deve também realizar os seguintes exames:

  • Exame oftalmológico;
  • Eletroencefalograma;
  • Audiometria;
  • Exame médico com um Clínico Geral.

Além dos exames admissionais, e dos exames anuais, é importante saber Operador de Empilhadeira Qual EPI correto e obrigatório e também que a cada período de 5 anos, os profissionais deste ramo de atuação deverão se submeter aos seguintes exames:

  • Exame de aptidão física;
  • Exame de aptidão motora;
  • Exame médico com um Clínico Geral;
  • Exame Oftalmológico;
  • Exame Psicológico;

Se por ventura o profissional precisar passar por um período de afastamento de suas atividades que seja superior a 15 dias, é necessário então que ele teste outra vez as suas aptidões físicas para operar a máquina no trabalho.

 

Quais são os equipamentos de proteção individual obrigatórios?

 

E afinal de contas, para prestar serviços como Operador de Empilhadeira Qual EPI correto e obrigatório?

É importante ressaltar, antes de dizermos quais são os equipamentos de proteção obrigatórios para a prestação de serviços nessa área, que toda a regulamentação acerca desse campo de atuação está disposta na legislação brasileira.

Mais especificamente, você pode encontrar, para a prestação de serviços como Operador de Empilhadeira Qual EPI correto e obrigatório na NR – 11 do Ministério do Trabalho e Emprego, cujo texto, você pode encontrar na íntegra clicando no link a seguir http://trabalho.gov.br/seguranca-e-saude-no-trabalho/normatizacao/normas-regulamentadoras/norma-regulamentadora-n-11-transporte-movimentacao-armazenagem-e-manuseio-de-materiais.

Vamos ver a seguir, para a prestação de serviços como Operador de Empilhadeira Qual EPI correto e obrigatório na lista abaixo:

  • Óculos de segurança

Os óculos de segurança é um item necessário no que se refere a atuação como Operador de Empilhadeira Qual EPI correto e obrigatório.

Esse item tem a função de diminuir a incidência de partículas, como a poeira ou similares, que podem prejudicar a visão do trabalhador no momento da execução do trabalho, ou até mesmo de forma permanente. Além disso, esse item ajuda também na proteção contra eventuais choques.

  • Protetor auricular

No trabalho como Operador de Empilhadeira Qual EPI correto e obrigatório, o protetor auricular também deve estar incluído nesta lista.

Esse é um item que é necessário, por ter uma função de proteger a audição do trabalhador, além de contar também com a função de manter o foco e a atenção do mesmo na execução de seu trabalho, uma vez que elimina a incidência de ruídos externos, diminuindo a possibilidade de distração.

  • Capacete de Segurança

O capacete de segurança, é mais um item importante no trabalho como Operador de Empilhadeira Qual EPI correto e obrigatório. Este deve sempre estar presente na cabeça do trabalhador, em todos os momentos em que a empilhadeira estiver em uso.

  • Luvas de segurança

Outro item que no trabalho como Operador de Empilhadeira Qual EPI correto e obrigatório não deve ser esquecido são as luvas de segurança.

Elas são essenciais no momento em que o trabalhador esteja realizando a transferência de paletes e a arrumação ou o manuseio das cargas na empilhadeira.

Curso de Operador de Empilhadeira

 

Na prestação de serviços como Operador de Empilhadeira Qual EPI correto e obrigatório agora você já sabe. Entretanto, é necessário ressaltar também uma outra questão a respeito desse campo de atuação.

Para atuar no mercado como um Operador de Empilhadeira, é necessário que o profissional interessado tenha participado de um curso de capacitação profissional, como o que deixaremos como exemplo no link a seguir https://youtu.be/p0u1OtoJ0w0.

O Curso de Operador de Empilhadeira pode ser realizado presencialmente,na  https://mundialcursos.com.br/curso-operador-de-empilhadeiras/

O objetivo de um curso como esse, é formar e qualificar o profissional como Operador de Empilhadeira, para que ele saiba não apenas como operar a máquina e prestar esse tipo de serviço, mas principalmente a forma correta de fazer isso seguindo todos os protocolos de segurança necessários.

Agora você já conhece mais sobre a prestação de serviços como Operador de Empilhadeira Qual EPI correto e obrigatório para a execução segura deste tipo de trabalho.

Se você quiser saber mais sobre Equipamentos de Proteção Individual, e outras questões relacionadas a Segurança do Trabalho, inclusive sobre cursos nessa área, confira o conteúdo do nosso blog, onde você encontra muito mais sobre esse assunto.

Continue acompanhando as nossas publicações , em nosso site  https://operadordeempilhadeira.com.br